quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como funcionam os cinemas 3D?




Desde que foi criado, o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. A última novidade são os filmes em 3D, os quais precisam de óculos especiais, como os da figura abaixo, para serem assistidos.Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.
Para entendermos o funcionamento dos cinemas 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.
A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a visão de um dos olhos, as pessoas perdem também a noção espacial.
As antigas produções de filmes 3D utilizavam imagens anáglifas para aproveitarem a visão binocular e o desvio. Estas imagens incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde).
Assim, quando desejávamos assistir a estes filmes, fazia-se necessáro utilizarmos um óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde), como os da figura do topo desta página. Estas lentes "obrigavam" um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul (ou verde).
É devido às diferenças entre as duas lentes que o cérebro as interpreta como uma imagem de três dimensões. Entretanto, por conta da utilização de lentes coloridas, a coloração da "imagem final" não é precisa, de modo que há dados que relatam que esta tecnologia trouxe muitos problemas para as pessoas como dores de cabeça, lesões oculares e náusea.
Funcionamento dos atuais cinemas 3D
Como já mencionado, a técnica utilizada interferia na visualização das cores, de modo que foi necessário desenvolver uma tecnologia melhor, porém mais mais cara e complicada, mas que não afeta as cores originais. Esta nova tecnologia é baseada na polarização, sendo, agora, os óculos feitos por lentes escuras e não mais coloridas como antes.
Para obter as imagens, são utilizadas duas câmeras: uma delas para capturar imagens para o olho direito e a outra para capturar as imagens para o olho esquerdo. Assim, a imagem será tanto mais "real" ou "para fora da tela", quanto maior for a distância entre a imagem e a tela.
Por serem utilizadas duas câmeras, o filme terá, a cada segundo, 48 quadros, equivalente ao dobro de quadros utilizados em filmes convencionais, sendo 24 deles observados pelo olho direito e os outros 24 pelo olho esquerdo.
A luz do retroprojetor chega à tela em espiral e os quadros vão se alternando, já que parte deles gira em um sentido enquanto a outra parte gira no sentido oposto. Além do mais, a tela é refletiva (prateada), o que torna possível para a luz passar a ideia de que não se trata de uma tela normal.
Já os óculos possuem filtros de polaridade, permitindo que cada olho receba um quadro, como se cada pessoa enxergasse a mesma coisa através de dois diferentes focos.
Obviamente, a distância entre os dois olhos nos faz ver a mesma coisa sob ângulos diferentes. Assim, é baseado nestas duas imagens vistas por cada olho que o cérebro age como se nos "enganasse" e forma uma terceira imagem, dando a impressão de profundidade à cena.

Referência :

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Provando a inércia de um jeito não muito agradável...

Para quem não entendia a LEI DA INÉRCIA ... Olhe a figura, e tire suas conclusões --->

Curiosidade : O que é Pêndulo de Foucault?

Um pêndulo de Foucault (pronunciado "fu-cô"), assim chamado em referência ao físico francês Jean Bernard Léon Foucault, é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial, bem como a existência da força de Coriolis. A primeira demonstração data de 1851, quando um pêndulo foi fixado ao teto do Panthéon de Paris. A originalidade do pêndulo reside no fato de ter liberdade de oscilação em qualquer direção, ou seja, o plano pendular não é fixo. A rotação do plano pendular é devida (e prova) a rotação da Terra. A velocidade e a direção de rotação do plano pendular permitem igualmente determinar a latitude do local da experiência sem nenhuma observação astronômica exterior.[1][2]






Referência: PT.Wikipedia.org

Lei da Física





Será que 2 corpos ocupam o mesmo lugar no espaço ?Provavelmente já saibam a resposta.

terça-feira, 29 de maio de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=e-aDYAezrps

 Para quem quer aprofundar e conhecer os conceitos  da física quântica ,esse vídeo  do  FÍSICO QUÂNTICO AMIT GOSWAMI ,ajuda a entender ,pelo menos um pouco,os mistérios da física quântica.





  Olá pessoal ,esperam que curtam esse blog .Um blog que sempre vai estar trazendo novas       informações da física ,em todas as suas áreas .Da mecânica a quântica.Imagens ,e muito mais.

Força, o HE MAN não tem!


FORÇA,O HE MAN NÃO TEM!
                                                AS LEIS DE NEWTON ,CONTADAS EM UMA MANEIRA DIFERENTE
Nos tempos áuricos de crianças,das décadas de 80 e 90 aproximadamente, O He Man(personagem animado ,cujo lema : EU TENHO A FORÇA), encantava com suas histórias.Mas, que pouca gente sabe ,talvez por uma má tradução, de força ele não tinha nada.Quando se fala de interação de “corpos” ,logo se tem força. Portanto , o desenho estava equivocado ao dizer que ele tinha força ,pois precisava de mais outro “corpo” para ter interação. Um automóvel ,apesar do nome , não se move sozinho.Pessoas não se movem sozinhas.
Pela 2°lei de Newton,a LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA, força resultante é o produto da massa pela aceleração (Fr:m.a).Ou seja, a forca resultante depende de uma aceleração ,onde o corpo não pode estar em equilíbrio e sua velocidade não pode ser constante.Um exemplo mais obvio de forca , é a força PESO.Em geral , a população confunde peso com massa ; primeira diferença; as unidades (SI) são diferentes , Peso pelo SI é denominado por Newton ,já a massa é mensurada em quilograma;segunda causa, é que o peso sofre variação pois depende da aceleração ,que no caso da TERRA ,da gravidade,já a massa não sofre variação ,em um corpo cuja massa ,na TERRA,corresponde 50 quilogramas , em qualquer outro “lugar” sua massa será de 50 quilogramas.
Além da força PESO , outra forca bem conhecida é a da Gravitação Universal,resumindo ,a força da gravidade.Um foguete lançado para o espaço ,por exemplo ,tem se um gasto abusivo na partida.Para explicar isso, Galileu já havia pensado e Isaac Newton complementou , um corpo em movimento tende a ficar em movimento , a não ser que forças externas atuem sobre , um corpo em repouso tende a ficar em repouso ,a não ser que forcas externas atuem sobre.Analisando isso , a 1° LEI, DA INÉRCIA, o maior gasto de combustível ,na partida, tem se , pois enquanto o foguete está em ponto de partida ,a uma forca atuando ,a forca da gravidade ,mas quando estão no vácuo ,como não á força, o gasto é menor e até as asas dos foguetes são lançadas ,pois não á presença de nada no vácuo.
Quem nunca de um soco em uma parede ?
Essa pergunta ajuda a entender a 3° lei de Newton – Ação e reação. Para toda a ação tem se uma reação de mesma intensidade e de sentido contrario.Portanto , quando uma pessoa golpeia uma parede ,logo a parede golpeia a mão .Mas ,deve se analisa que PAREDES são feitas de cimento e tijolos ,já mãos são feitos de ossos .Isso leva em conclusão que a mão sairá em desvantagem.


AUTOR : LUIS PHILIPPE